Wednesday 5 November 2008

Espéce sétima

8º B. Pessoas que querem ir para a rua, não querendo antes sair mais cedo, porque o s'tôr deve gostar de se mexer, de jogar futebol, e se não gostar de futebol há-de gostar de basket, se não gostar de basket, caraças, pelo menos há-de gostar de rugby e - deus o não permita! - se não gostar de rugby, sequer, ao menos há-de gostar de correr, saltar em comprimento, em altura. Ora, o que o 8º B não sabe é que, durante o seu tempo de aluno dos segundo e terceiro ciclos e do ensino secundário, o s'tôr abominava educação física - não tendo nunca sentido sequer a sua falta quando deixou de a fazer, ao contrário de muitos dos seus pares. E o que verdadeiramente me faz espéce é o facto de as raparigas do 8º B (que foi quem ficou à conversa comigo no campo de jogos) não perceberem o que é que há para fazer, na vida, além de correr, jogar, saltar, dançar, pontapear esferas ou fazê-las passar por cestos. E ainda me faz mais espéce o facto de lhes ter respondido negativamente à questão "mas o s'tôr ao menos gosta de ver futebol?" e isso ter sido visto como um facto anti-natura.

Se calhar, eu é que me devia fazer espéce a mim próprio, sendo que aqueles pré-adultos fizeram com que o seu universo desportivo parecesse tão comum, normal e ordinário. E pensar isso faz-me, precisamente, espéce.

1 comment:

Mortir said...

Além de correr, jogar, saltar, dançar, pontapear esferas ou fazê-las passar por cestos poderás, esporadicamente, descansar nos intervalos dessas actividades, ou estudar, ou pensar, se não estiveres demasiado cansado.

Ah pois. Não há aqui mais nada além disso.