Saturday 15 November 2008

Espéce décima primeira

Como primeira intervenção no blogue "Faz-me espéce", devo dizer que esta semana soube da morte trágica de um compositor jazzistico que gosto bastante chamado Esbjörn Svensson. Svensson é conhecido pelo seu trio formado desde 1990, o E.S.T. (Esbjörn Svensson trio), o trio conta ainda com a presença dos músicos Dan Berglund e Magnus Öström. Esbjörn trouxe novos ouvintes do jazz sem comprometer as suas origens jazzisticas. Dizia que "cada album é como um livro, com vários capitulos, para que se ouça por ordem, de inico até ao fim, como uma história". Deste cavalheiro posso fornecer o álbum "Strange place for snow" (2002) do qual devo dizer que está muito bem concebido, e onde explora os potenciais de todos os elementos (piano, contrabaixo e bateria). A mim faz-me bastante espéce que este cavalheiro tenha perecido, ainda por cima de uma forma estúpida (morreu quando mergulhava num lago perto de estocolmo), quando ainda muita coisa tinha para nos dar.

1 comment:

groze said...

A mim também me faz mesmo imensa espéce a morte prematura do Svensson. Ainda para mais, quando ele conseguiu pôr tanta gente nova a ouvir jazz - e a gostar. E é como tudo, no mundo injusto da Arte... vão morrendo os que fazem falta e ficam cá os inúteis todos. Com as devidas excepções, obviamente, que as há.