Thursday 25 February 2010

Espéce trigésima

Esta espéce já devia ter sido publicada há umas semanas, quando retomei a minha vida académica. Coisa que, no fundo, não me faz absolutamente espéce nenhuma, é, aliás, uma coisa bastante boa.

A espéce em questão resume-se ao estado de espírito e forma como a grande fauna académica dos dias de hoje (já se passaram oito ou nove anos, desde a minha original entrada no mundo universitário), que exemplificarei com a situação seguinte: estava eu, vosso caríssimo, à procura da sala 43, sala que apenas esta semana sei onde fica, e onde teria Literatura Inglesa Contemporânea, até me aperceber do quão tarde já era, quanto tempo já tinha perdido na sua busca hercúlea, e tendo desistido dessa demanda, quando vejo o professor da cadeira propriamente dita sair do Bloco B2, cercado de perto por todo um séquito de crianças de 18 e 19 anos. Acerquei-me de uma criatura que me pareceu pessoa para ter estado na aula e inquiri-lhe amigavelmente se tinha, de facto, frequentado a supra citada aula do Professor Carlos Ceia, e se poderia, eventualmente, dar-se ao trabalho de me facultar quaisquer folhas e/ou informações que pudessem eventualmente ter sido divulgadas. Tudo isto, partindo do princípio de que as coisas são como eram antigamente, em que todos, ou a maior parte de nós (creio que mesmo todos) arranjavam apontamentos, folhas, informações e afins uns aos outros, quanto mais não fosse, na base do "se eu precisasse de pedir também gostava que me arranjassem isto, portanto, deixa-me facultar, fornecer, etc." Mas a jovem moça, olhando-me de alto a baixo, fez um esgar de superioridade e perguntou apenas "não foste à aula?", pergunta à qual prontamente respondi um sincero "não", só para ser presenteado com um desagradável "olha, FOSSES!", seguido de um voltar de face na direcção oposta e um abandono daquele mesmo espaço físico.

Se fosse há uns anos, e eu não tivesse aprendido certos comportamentos sociais, garantidamente que essa donzela teria que ter ouvido qualquer coisa como "olha, fosses mas era tu ao caralho."

No comments: